domingo, outubro 12, 2008

Aquelas janelas

Depois de muito insistirem estou aqui postando, não deveria pois amanhã tenho prova de Direito Civil III e não sei quase nada.
Mas há algo que eu preciso dizer: O POVO TEM MEDO DE LIVRO! Gente, eu não entendo. Ler é tão bom, tão maravilhoso, tão gostoso, hummm! hahahahahaha. É verdade que tem alguns texto chatões de ler mas tem outros que são tão bons que é como se você estivesse se deliciando com um prato da sua sobremesa favorita.

Quinta-feira (09/10/08) foi a abertura da II Feira do Livro de São Luís, uma tentativa de fazer os caboclos do mato daqui criar o hábito de ler. Mas nem adianta. O povo mal sabe que há palestras, só vão pra parecer cults, tirar foto e tal. Eu não os culpo tanto assim.


Eu na Feira do Livro: cara de crítica literária.


Esse problema de não ter o hábito de ler, não só aqui mas em todo o Brasil, é estrutural. A educação é vista apenas como uma obrigação, uma fase que se é obrigado a passar... poucos veem isso como uma oportunidade de aprendizado, de adquirir conhecimento, de abrir janelas para o mundo, de crescer.

Eu sempre gostei de ler. Aprendi com 5 anos e desde então mantenho o hábito de ler. Lembro que quando criança eu lia até bula de remédio pra passar o tempo, já que todos os livros da minha casa já haviam sido devorados. Lembro também que a época que eu mais li foi quando estudava no CEFET e tinha um biblioteca comunitária lá perto. Eu sempre ia lá. Hoje leio um ou outro livro que peço pra alguém... O meu curso de Direito não me dá tanto tempo assim para ler livros fictícios. O que eu leio muito ultimamente são blogs. Simples, fáceis e informativos. Melhor que nada.

Muitos me perguntam porque eu sempre quero fazer um curso diferente [já pensei em fazer Moda, Design Gráfico, Geografia, Gastronomia, História, Artes...]. Eu sempre digo que é porque eu sou uma garota cheia de talento e tal [sim, eu sou convencida]. A verdade é que, quando eu me imagino realizada profissionalmente, eu me vejo vivendo bem, viajando muito e ganhando muito dinheiro para passar o dia inteiro lendo livros super interessantes; sabe aquelas janelas que você abre, olha e fica louco para pular e entrar naquele mundo? Pois é. Mas acho que ninguém antes dos 30 anos ganha bem para passar o dia inteiro na moleza lendo um livro...

Então, coloquem o pc em espera e vá ler um livro. Ou coloque um óculos de sol não muito escuro e leia um e-book.

6 comentários:

  1. Ler é uma maravilha mesmo, mas apesar do aumento da distribuição e compra de livros ainda vemos poucos leitores por ai.... desculpas como falta de tempo, cansaço entre outras colorem a imaginação popular, ou a falta dela... nao devemos forçar, mas fazer o dlivro um tremendo atrativo até mesmo para aqueles que nao temo habito... e pq nao dizer que o blog é um otimo atrativo, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É estímulo sabe? (não generalizando).
    Acho que o que me inspirou a gostar de ler foi um livro que ganhei na 5ª série, sobre o Santos Dummont. Desde então aprendi a desgustar as letrinhas.

    Há quem precise ganhar ou ser apresentado a alguma maravilha dessa, pra então descobrir que há coisas melhores que PlayStation.

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Vc se parece muito comigo sabia?
    Por dentro mesmo e nos gostos.
    Moça, aki em Palmas tmb tem Feira do livro e eu acho tão bom.^^

    ResponderExcluir
  4. Sua boba!
    Não está nos meus planos escrever livro nenhum não.

    :P

    Mas te mando um cartão autografado, qualquer dia dessas.

    Beijos, adoro-te!

    ResponderExcluir
  5. me sinto como você em relação aos livros, li outro dia que a sociedade é muito imediatista então em vez de sentir o prazer de um livro preferem assistir um filme, mas é imcoparavel a leitura.. é como vc fizesse parte daquilo, eu não troco os 3 filme de senhor dos aneis pelo meu volume único.
    Meu próximo texto é sobre leitura...
    tinham me pedido...
    bjo moça
    =*

    ResponderExcluir
  6. me sinto como você em relação aos livros, li outro dia que a sociedade é muito imediatista então em vez de sentir o prazer de um livro preferem assistir um filme, mas é incoparavel a leitura.. é como vc fizesse parte daquilo, eu não troco os 3 filme de senhor dos aneis pelo meu volume único.
    Meu próximo texto é sobre leitura...
    tinham me pedido...
    bjo moça
    =*

    ResponderExcluir